top of page
O que é o Kettlebell Sport?
O Kettlebell Sport é uma prova de levantamento de pesos contra-relógio.
Em geral são disputadas provas nas disciplinas de "Jerk", "Long Cycle" ou "Snatch" e suas variações de tempo (10min, 12min, 30min), carga (iniciante, amador, elite, master) e se serão executadas com um braço ("One-Arm") ou com ambos os braços ao mesmo tempo ("Two-Arm").
Em campeonatos, todos os atletas iniciam seus levantamentos ao mesmo tempo, disputando com outros competidores na mesma disciplina, mesma carga de kettlebell, mesmo tempo de prova, mesmo peso corporal e mesmo gênero (Masculino ou Feminino).
Qual a origem do Kettlebell?
O Kettlebell em si, como uma ferramenta de treino ou implemento de carga, tem origem incerta.
Uma das versões diz que era uma bala de canhão que os marujos da antiga marinha russa usavam para treinar quando embarcados. Alguém limou a parte de baixo para a bola não ficar rolando dentro do navio, e alguém (ou a mesma pessoa) colocou uma alça no topo, conferindo ao implemento um aspecto de chaleira.
em inglês, "kettle" = chaleira; e "bell" = peça metálica torneada.
Portanto, "kettlebell" = peça metálica torneada com aspecto de chaleira.
É considerado o primeiro kettlebell da história a "Pedra de Bybon". Uma pedra com uma alça entalhada que pode ser vista no Museu de Alexandria, com as inscrições entalhadas na sua lateral: "Bybon, filho de Phola, me levantou acima da cabeça com uma das mãos."
Há quanto tempo o Kettlebell Sport é praticado no Brasil?
A primeira certificação em Kettlebell Sport no Brasil foi organizada por Claudio Novelli em São Paulo, SP, e foi ministrada pelo atleta, técnico e treinador russo, "Honored Master of Sports", Arsenij Eugenevich Zhernakov em maio de 2014.
Em outubro do mesmo ano foi organizado o primeiro campeonato da modalidade, por Christian Thier, em Novo Hamburgo, RS.
Qualquer pessoa pode praticar Kettlebell Sport?
Desde crianças até idosos podem praticar o kettlebell sport, inclusive pessoas portadoras de necessidades especiais.
Hoje é uma reaidade a maior presença feminina no esporte, e cada vez mais crianças e jovens.
Projetos como o "Kettlebell Sport na Escola", iniciado em Santo Ângelo, RS por Ricardo Dable e replicado em Ijuí, RS, por Rodrigo Machado, ambos com apoio da municipalidade, estão reoxigenando o esporte.
Preciso ter o CREF para dar aula de Kettlebell Sport?
Sim, é absolutamente necessário ser portador de um CREF ativo (cédula profissional emitida pelo Conselho Regional de Educação Física) para ministrar aulas de kettlebell sport por se tratar de uma modalidade de rendimento esportivo.
A legislatura federal atual não mais permite que exista uma parceria técnica chancelada para emissão de CREF de especialista para a modalidade através de certificação pela CONBRAKS. Um atleta pode obter sua certificação como técnico e treinador pela CONBRAKS e fazer o pedido de emissão do seu CREF de especialista junto à entidade do seu estado seguindo os protocolos legais de matéria julgada.
Como faço para aprender Kettlebell Sport e talvez me tornar um atleta?
Você pode participar das certificações da CONBRAKS para ter contato com alguns dos maiores técnicos, treinadores e atletas do Brasil e do mundo.
Há a possibilidade de buscar treinadores de kettlebell sport de forma presencial ou digital.
Sugere-se sempre conferir as credenciais de quem você pretende contratar. Conte com a CONBRAKS para esclarecer suas dúvidas.
Como faço para me certificar e ser um treinador e/ou técnico de Kettlebell Sport?
Acompanhe o site e o calendário de atividades anuais da CONBRAKS.
As certificações são oferecidas presencialmente em três níveis.
Level 1: formação básica de atletas
Level 2: formação básica de treinadores e árbitros, com aperfeiçoamento atlético.
Level 3: formação final de atletas, treinadores, árbitros e técnicos.
Cada nível de certificação exige que o participante, para obter a diplomação, seja aprovado com nota mínima 7 em prova teórica e obtenha um mínimo desempenho físico nas provas práticas da modalidade.
Existem pesquisas científicas sobre Kettlebell Sport?
Sim. Ainda serem poucas as pesquisas científicas no kettlebell sport tanto no cenário nacional quanto mundial.
A CONBRAKS instituiu em 2023 uma Comissão Científica com os objetivos de levantar e explicar dados sobre a prática da modalidade, caracterizando as populações de atletas em seus diferentes níveis, além de desenvolver e testar tecnologias afins.
A Comissão Científica tem ementa própria e trabalha independentemente do calendário da CONBRAKS.
Como e por que surgiu a CONBRAKS?
A CONBRAKS nasceu em 2022 e teve seu CNPJ aberto em 2023 após aceitação do seu Estatuto em cartório, em pleno acordo com a legislação federal vigente.
Surgiu da necessidade de profissionalizar o esporte através de fomento de verbas públicas e privadas, além de facilitar aos atletas o acesso a recursos como o Bolsa Atleta e similares.
O foco do trabalho da CONBRAKS está em expandir o Kettlebell Sport no Brasil para que nosso país se torne o maior expoente nessa modalidade, além de possibilitar o pleito olímpico.
Quais são as provas clássicas no kettlebell sport?
As provas clássicas no kettlebell sport são aquelas realizadas no tempo de até 10min de duração. Biathlon (Double Jerk + Snatch, 10min cada); One-Arm Long Cycle (OALC); Two-Arm Long Cycle (TALC); e Snatch Only.
As provas de até 10min, quando realizadas com somente um kettlebell, permitem ao atleta que seja realizada uma única troca de mão.
Provas acima de 10min, como o Military Snatch, que dura 12min, ou provas de 30min (meia maratona) ou 60min (maratona) ou quaisquer outros tempos superiores, permitem múltiplas e livres trocas de mão.
Quais são as provas de um campeonato de kettlebell sport?
As provas podem variar conforme o tamanho do campeonato e a Federação Internacional à qual estiver chancelado.
Campeonatos locais ou particulares podem adotar tempos de prova reduzidos, como 5min ou 7min, além de oferecer disciplinas diversas, como provas de clean, press, triathlo, pentathlo, iron cross etc.
O Campeonato Brasileiro e demais Campeonatos Estaduais regidos pelo calendário oficial da CONBRAKS seguem as regras nacionais da modalidade, que podem ser obtidas por download na aba "Documentos" deste site.
A CONBRAKS firmou uma parceria técnica internacional com a World Kettlebell Sport Federation (WKSF) a fim de uniformizar a aplicação de regras e organização de eventos, não eximindo a possibilidade de serem organizados e realizados campeonatos com regras atreladas a outras federação internacionais da modalidade.
Consigo obter pagamento pelo Bolsa Atleta ou Passaporte Esportivo no Kettlebell Sport?
Sim. Esses programas dependem das legislações vigentes tanto municipal, quanto estadual e federal.
O Bolsa Atleta é um recurso que permite receber cumulativamente dessas três esferas, com um limite estabelecido pela lei vigente.
Os editais do programa variam, e geralmente são lançados no início do ano.
A comprovação de uso da verba deve ser feita para renovação do recurso.
A documentação necessária pode ser emitida pela CONBRAKS para seus associados e reiterada pela associação ou federação local da modalidade.
Por que os kettlebells de competição são sempre coloridos?
Porque há um código internacional que determina uma carga em quilogramas para cada cor. Isso padroniza e facilita a identificação das cargas para atletas, árbitros e público.
Segundo a WKSF Internacional (regras adotadas pela CONBRAKS em todo o território brasileiro), são essas as repectivas cores e cargas dos kettlebells:
Azul; 8kg. Marrom; 12kg. Amarelo; 16kg; Roxo; 20kg. Verde; 24kg. Laranja; 28kg. Vermelho; 32kg. Cinza; 36kg. Branco, 40kg.
Posso usar qualquer tipo de kettlebell para treinar e competir?
Para treinar, basicamente qualquer bom kettlebell te atenderá.
Para competir, salvo exceções em campeonatos realizados de forma on-line, é necessário utilizar os kettlebells profissionais, os chamados "Pro Grade" (nível ou grau profissional).
Esses kettlebells têm medidas padronizadas em todo o mundo, tanto da esfera, quanto da alça, quanto da janela, quanto da altura total.
Dependendo da federação e da competição, a máxima variação de massa admitida para um kettlebell em competição é de 100g a 300g para mais ou para menos da carga nominal.
bottom of page

